29 de abr. de 2013

Pupunha: de fruta a compensado de madeira!


Palmeira nativa dos trópicos úmidos americanos, a pupunheira (Bactris gasipae) produz cachos grandes de frutos comestíveis, utilizados de variadas maneiras. Considerado alimento básico em algumas regiões, o fruto tem sabor agradável e alto valor nutritivo. 
Os frutos são frequentemente consumidos depois de cozidos em água e sal ou na forma de farinha ou óleo comestíveis. Contudo, também podem ser matéria-prima para a fabricação de compotas e geleias.
Os frutos da pupunheira constituem um alimento essencialmente energético, mas contêm quantidades pequenas de proteína, óleo, caroteno (pró-vitamina A), vitaminas B, C e ferro. Os frutos e seus derivados, quando crus, contêm uma enzima, que inibe a digestão de proteínas, e um ácido, que provoca irritação na mucosa da boca.
Uma nova utilidade foi descoberta a Pupunha, o compensado de Pupunha, é um material desenvolvido pela Fibra. Trata-se de um compensado obtido a partir de ripas do estipe da pupunha, prensadas com adesivo de base vegetal. A parte aproveitável do estipe para a confecção do compensado é a região periférica, considerada um material lenhoso de alta densidade e rigidez. O material alcança um acabamento final de altíssima qualidade, devido à sua superfície lisa, proporcionada pela sua textura fina.



 Compensado de Pupunha, Projeto vencedor do iF Gold Material Awards 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário