10 de fev. de 2012

Rambutan: Conheça seus benefícios



Da família botânica das Sapindaceae, é conhecida como a delícia do Pacífico. A Rambutan é nativa da Malásia, porém se adaptou muito bem ao clima do Norte do Brasil, sendo cultivada em Rondônia, Amazonas e Pará. Na natureza, a árvore de Rambutan alcança até 24 metros. De sua casca saem pelos típicos. Em cultivo, ela pode atingir até 12 metros de altura. 
Essa fruta que lembra a Lichia ainda é pouco conhecida no país, mas tem benefícios sobre ela, seu fruto é maior e suas sementes são de 30 a 50% menores, dando mais espaço a sua polpa, que é doce e pouco ácida, semelhante à uva.
Dentre seus princípios ativos estão, saponinas, taninos e alcalóides de semente que auxiliam na redução da taxa de colesterol e triglicerídeos sanguíneos, efeito imunogênico, redução da produção de amônia e controle de parasitas. Além disso, o Rambutan contém vitamina C, carboidratos, proteínas, cálcio, fósforo, potássio, ferro e vit. B3.
O extrato da raiz é comumente utilizado para tratar febre e as folhas para aliviar as dores de cabeça.




18 comentários:

  1. Além de ser uma fruta linda, saborosa é muito nutritiva.

    ResponderExcluir
  2. ela é cultivada também no litoral baiano,principalmente em Ilhéus e Ituberá-BA

    ResponderExcluir
  3. Bruna, qual a melhor época para visitar Manaus e conhecer as frutas da Amazônia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Elza, obrigada por visitar o nosso blog. A época de safra das frutas varia, depende de quais frutas você gostaria de conhecer, o Rambutan por exemplo tem sua safra entre maio e julho.

      Excluir
    2. Oi bruna bom dia eu me chamo jeninho neves moro em Cuiabá tive aí na Bahia mês passado e conheci a feira de seaza aí em vitória da conquista e nisso conheci o rambutan eu trouxe algumas frutas poque ela realmente me encantou com a buniteza dela prantei o carosso da fruta e agora tá já com uns 5cm como fasso pra que ela cresça e dar frutos pelo que vi no relato sobre ela cresce até 12 metros pode me explicar e como posso fazer para que ela não morra (jeninho neves>face) (65-99210-8669zap)se poder me responder eu agradeço

      Excluir
  4. Em Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, ela também esta sendo cultivado, e já encontramos nas nossas feiras ambulantes.

    ResponderExcluir
  5. HOJE, MINHA ESPOSA CHEGOU COM UMA FRUTA, QUE EU AINDA NÃO TINHA VISTO. QUE FRUTA É ESSA? ELA DISSE: RAMBUTAN, É MUITO BOA.

    ResponderExcluir
  6. comprei esses dias 30 por 4 reais na feira de sao joaquim aqui em salvador-BA

    ResponderExcluir
  7. Achei a fruta saborosa, além de conter uma porção de benefícios. Achei muito parecida com usa. Comprei 10 por R$2 aqui em Salvador. É o tipo de fruta que vemos mais nas feiras ambulantes, pois procurei em alguns grandes mercado e não achei.

    ResponderExcluir
  8. Em Natal RN ela custa,em media,dez reais oito unidades.

    ResponderExcluir
  9. Muito saborosa e nutritiva!
    GALERA... Sou estudante de nutrição e tenho um blog sobre alimentação saudável. Quem quiser, dá uma passadinha por lá :D

    http://sejasaudavelefeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Tenho um pé desta fruta em meu sítio. Tem a floração normal, mas não dá frutos, qual seria a solução?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que seja por causa do solo e do clima, pois como a origem desta espécie é do sudoeste da Asia, que é uma região muito semelhante a Amazônia dificilmente vá produzir frutos em regiões com características de solo e clima diferentes.

      Excluir
    2. Pode ser tbm que seja macho pq tem isso de macho e fêmea

      Excluir
    3. Se floresce e não dá frutos, pode cortar pois é macho, pode plantar outro, aliás outros pois vc corre o risco de planta mais de um e mesmo assim ser macho e não dar frutos, sempre plante mais de um pé de frutos que vc ainda não sabe tudo sobre ele, por abacate se deve plantar vários e de espécies diferentes.

      Excluir
  11. Na feira de Manaus - 30 unidades = R$10.

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma muda, e gostaria de saber sobre a época de plantar. E se num terreno região serrana pode plantar. Santa Teresa no Espírito Santo

    ResponderExcluir
  13. Oi boa tarde como se planta as sementes para ele germinar e crescer que eu coloquei a duas semanas e não abriram ainda como que faz?

    ResponderExcluir